VIAGEM

Uma Turquia a descobrir

Destinos menos conhecidos também merecem ser visitados


03.01.18 – Por Otávio Furtado

Fotos: Divulgação
 


 

Na divisa entre o Oriente e o Ocidente, a Europa e a Ásia, um país surpreendente mostra o melhor do mundo antigo e do contemporâneo lado a lado. Por conta disso, a Turquia é um destino impressionante e imperdível para aqueles que gostam de história, cultura, arte, natureza, gastronomia e tantos outros atrativos e entretenimento.

Se os destinos mais comuns quando se pensa em Turquia são Istambul, som sua grande importância política, econômica e histórica; Ankara, que é a capital; Capadócia, famosa pelos belos passeios de balão; além das áreas costeiras como Antalya e Bodrum, com praias que apresentam águas azul turquesa, sempre listadas entre as mais belas do mundo, a geografia rica do país revela outros destinos igualmente fascinantes.

Cheia de montanhas e com um clima mediterrâneo, que permite um verão bem quente, a Turquia é dividida em mais de 300 cidades, e algumas delas, valem ser mais do que exploradas. Confira algumas dicas de lugares deste país fascinante que você deve pensar em incluir no seu roteiro.

Três outras cidades litorâneas merecem destaque. A cidade de Dalyan se liga ao mediterrâneo por um canal que sai do rio Koycegiz, o que possibilita uma paisagem de tirar o fôlego. A área que é região de proteção ambiental, conta com fiordes, pequenas ilhas e é local de desova de tartarugas. Já o balneário de Oludeniz é famoso pela Blue Lagoon, um lago de água azul e cristalina que fica em área de preservação.

Na praia é possível aproveitar os voos de paraglider e praticar esportes aquáticos nas suas águas calmas. Antália chegou a ser capital do Império Bizantino. A lenda da cidade conta que o Rei Átalo II no ano II a. C ordenou que seus soldados encontrassem o paraíso na terra, e então, encontrou-se Antália. Seu tamanho faz com que tenha uma vida agitada, cheia de restaurantes e bares; e seu passado permite um passeio pela história, com visita a diversas ruínas e construções. Para quem curte ilhas, não deixe de conhecer Akdamar, que fica ao leste do país. Por lá você encontrará a catedral da Santa Cruz, um templo Armênio construído entre os anos 915 e 931, de onde se tem uma das mais belas vistas do país.

Já no interior as dicas são igualmente interessantes. Mavgat fica na província de Antália, e é cortado por um rio com o mesmo nome. Ao longo do caminho do rio é possível encontrar belas quedas d’águas, além disso, a cidade conta com uma paisagem natural belíssima, cheia de montanhas e vegetação. Já no interior da ilha de Kekova fica a antiga cidade de Simena, agora Kaleköy.

A cidade é um dos mais belos locais históricos da Turquia, por estar localizada embaixo dos restos de um castelo da época das cruzadas. Algumas das ruínas, datadas do século IV a.C. foram parcialmente submersa pela mediterrâneo devido a vários terremotos que aconteceram há 1800 anos. Na cidade também existe o cemitério Lycian e grandes sarcófagos.

Ainda, as montanhas de Kaçkar são uma ótima opção para aqueles que gostam de esportes e de paisagens lindas. Elas são famosas pela prática de trekking e estão localizadas a leste do mar negro, favorecendo a paisagem cheia de lagos glaciais e cercada por uma floresta tombada pela UNESCO.

Pin It
Nos Acompanhe
Facebook
Instagram
Twitter
 
 
Copyright © 2010 estilozzo. todos os direitos reservados